No próximo dia 19 de novembro, a partir das 19h30, a escritora Luciene Carvalho lança seu mais novo livro de poesias, “Saranzal”, em uma noite especial no Palácio da Instrução, em Cuiabá. O evento integra o Quilombo Poético, e traz uma performance de “cênica poética” dirigida pela própria autora, que reflete sua trajetória como mulher negra, periférica e diretora de teatro, celebrando também seus 30 anos dedicados à literatura.
“Saranzal”, publicado pela Carlini & Caniato Editorial e ilustrado por Gerald Thomas, é um livro que transcende gêneros literários e reflete uma escrita mosaico. Luciene Carvalho resgata textos antigos e os conecta com sua produção mais recente, marcada pela experiência da pandemia.”‘Saranzal’ é uma obra de afetos, um abraço para o humano, um livro que se derrama por lugares, memórias, por sobreviver e por pessoas. A urgência desse livro é uma urgência pós-pandêmica”, explica a autora.
Escrito após um infarto sofrido em 2021, “Saranzal” traz uma Luciene transformada, com visão renovada sobre a vida e a arte. O livro carrega temas profundos como o legado de seu pai e a sobrevivência em tempos difíceis, sempre permeados por uma narrativa de afeto e resistência. Para a autora, “Saranzal” é um abraço para o humano, uma obra que busca dialogar com a coletividade.
A “cênica poética” de Luciene Carvalho
No lançamento, o público poderá vivenciar uma performance teatral e literária única, em que a autora, também diretora de teatro, trará elementos da oralidade e da poesia encenada. O evento reflete a contemporaneidade profunda da obra e a conexão entre o passado e o presente de Luciene, que, prestes a completas 60 anos, explora suas memórias pessoais e coletivas com uma nova voz. “Esse evento vai falar da preta, da mulher periférica, da mulher pobre, da mulher poeta e da diretora de teatro”, comenta Luciene, ressaltando o quanto “Saranzal” representa um marco em sua trajetória.
Além disso, a data do lançamento foi escolhida para marcar os 30 anos da publicação do primeiro livro de Luciene Carvalho, uma das vozes mais proeminentes da literatura contemporânea em Mato Grosso. A obra também celebra sua trajetória como a primeira mulher negra a presidir uma Academia de Letras no Brasil, em um feito histórico que reforça seu compromisso com a inclusão e a diversidade no cenário literário.
“Saranzal” recebeu patrocínio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) via Edital Estevão de Mendonça de Literatura Mato-grossense e conta com apoio do deputado estadual Beto Dois a Um.
“Luciene é um fenômeno da literatura, poeta revolucionaria, apaixonada pelo que faz, uma militante das letras. É um verdadeiro privilégio para esta e para as futuras gerações, tê-la tão dedicada e produtiva”, destaca o parlamentar.
Sobre a autora
Luciene Carvalho é escritora, poeta e diretora de teatro. Publicou:
“Devaneios poéticos: coletânea” (EdUFMT, 1994)
“Teia” (Teia 33, 2000)
“Caderno de caligrafia” (Cathedral, 2003)
“Porto” (Instituto Usina, 2005)
“Conta-gotas” (2007)
“Sumo da lascívia” (2007)
“Aquelarre ou o livro de Madalena” (2007)
“Cururu e siriri do Rio Abaixo” (Instituto Usina, 2007)
“Insânia” (Entrelinhas, 2009)
“Ladra de flores” (2012, Carlini & Caniato Editorial)
“Dona” (2018, Carlini & Caniato Editorial)
“Na pele” (2020, Carlini & Caniato Editorial)
“Doze contos: interpretando a miragem” (2021, Carlini & Caniato Editorial)
“Gula d’água” (2021, Carlini & Caniato Editorial)
Algumas dessas obras conquistaram prêmios e condecorações. Parte importante do seu trabalho como declamadora se dá em shows poéticos em que une figurino, efeitos cênicos e trilhas musicais para oferecer sua poesia viva e colocá-la a serviço da emoção da plateia. Luciene ocupa a cadeira nº 31 da Academia Mato-grossense de Letras, onde atualmente ocupa o cargo de presidente.
Serviço
Lançamento do livro “Saranzal” de Luciene Carvalho
Onde: Palácio da Instrução, Cuiabá
Data: 19 de novembro de 2024
Horário: 19h
Onde adquirir: https://tantatinta.com.br/livro/saranzal