Notícias

De acordo com o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura, o principal desafio da reunião conjunta é assegurar o desenvolvimento social por meio da cultura - Foto: Secel-MT

“Precisamos dar continuidade a essa boa fase da cultura”, destaca Beto Dois a Um na abertura do Encontro de Gestores Municipais de Cultura

Além do deputado Beto Dois a Um, participaram do encontro mais de 300 agentes públicos, dentre gestores, secretários e coordenadores de cultura de MT

Com objetivo de construir novas propostas para mudanças sociais por meio de políticas culturais, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel) realizou na manhã desta quarta-feira (27), no Cine Teatro Cuiabá, o Encontro Anual de Gestores Municipais de Cultura.

Além do deputado Beto Dois a Um, considerado o maior representante da cultura no parlamento, participaram do encontro mais de 300 agentes públicos, dentre eles gestores, secretários e coordenadores de cultura de todas as regiões de Mato Grosso.

“Precisamos dar continuidade a essa boa fase da cultura, continuar esse trabalho de democratização ao acesso, de crescimento como classe. Hoje temos mais recursos e condições de ir mais longe. Eu peço a todos os gestores de Mato Grosso que continuemos de mãos dadas para que possamos transformar essa mudança que vem ocorrendo nos últimos anos em uma realidade permanente. Precisamos ocupar os espaços, a todos os gestores e trabalhadores da cultura eu peço, participem do processo eleitoral de alguma forma para que tenhamos nossas vozes cada vez mais amplificadas”, disse Beto Dois a Um em seu discurso de boas-vindas.

De acordo com o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura, o principal desafio da reunião conjunta é assegurar o desenvolvimento social por meio da cultura.

“Precisamos de esforços conceituais, jurídicos, políticos e financeiros para garantir que a cultura seja de fato uma política pública efetiva na construção de uma sociedade desenvolvida e economicamente ativa”, aponta. 

A programação do Encontro de Gestores Municipais de Cultura segue no período da tarde desta quarta-feira, das 15h às 18h, quando especialistas apresentam aspectos jurídicos sobre fomento e os marcos regulatórios da cultura.

Na quinta-feira (28.03), às 8h30, uma equipe do Ministério da Cultura (MinC) fala sobre “Gestão da Lei Paulo Gustavo e Política Nacional Aldir Blanc”. Em seguida, às 10h30, o secretário adjunto Jan Moura finaliza o Encontro com o tema “Direitos Culturais e a Cultura como Política Pública de Combate às Desigualdades”.

“Será uma oportunidade de estreitar diálogos entre municípios, Estado e União para dinamizar a execução dos recursos, potencializando o desenvolvimento das ações culturais”, conclui Jan.

Compartilhe essa Notícia

Mais Notícias