Notícias

Beto Dois a Um apresenta projeto de lei que visa declarar Associação de Equoterapia de Araputanga como de utilidade pública - Foto: Angelo Varela / ALMT

Projeto de lei visa declarar de utilidade pública Associação de Equoterapia de Araputanga

Tal medida encontra respaldo na notável contribuição que a instituição filantrópica tem oferecido à sociedade

O deputado Beto Dois a Um (PSB) apresentou nesta quarta-feira (16.08) projeto de lei que visa declarar a Associação de Equoterapia de Araputanga como de utilidade pública estadual.

Tal medida encontra respaldo na notável contribuição que a instituição filantrópica tem oferecido à sociedade, focando na reabilitação e na educação de pessoas com deficiência.

A Associação de Equoterapia de Araputanga é referência no tratamento de deficiências físicas, cognitivas e emocionais. O uso terapêutico do contato com cavalos, conhecido como equoterapia, demonstrou ser uma abordagem altamente eficaz na promoção da reabilitação e inclusão social desses indivíduos.

“Ao declarar a Associação de Equoterapia de Araputanga como utilidade pública estadual, estamos reconhecendo sua dedicação exemplar e seu impacto positivo na vida de pessoas com deficiência e suas famílias. Essa medida também fortalecerá a instituição, facilitando o acesso a recursos financeiros, apoio logístico e parcerias estratégicas, que serão essenciais para expandir seu alcance e aprimorar seus serviços”, destaca Beto Dois a Um.

Diversos estudos científicos corroboram com os benefícios da equoterapia no desenvolvimento motor, cognitivo e emocional de pessoas com deficiência. A interação com os cavalos estimula a musculatura, a coordenação motora, o equilíbrio e a postura, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a independência funcional dos praticantes. Além disso, o contato com os animais favorece aspectos emocionais, como a autoconfiança, a autoestima e a redução do estresse.

“A Associação de Equoterapia de Araputanga tem se destacado por seu compromisso incansável em fornecer tratamentos de alta qualidade, apoiados por profissionais qualificados como fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais, que trabalham em conjunto para personalizar as intervenções de acordo com as necessidades específicas de cada um”, explica.

Da Assessoria

Compartilhe essa Notícia

Mais Notícias

Oi, cadastre seu email para receber nossas notícias em primeira mão.