Notícias

Beto Dois a Um, em seu discurso, destacou ainda a importância da literatura e a contribuição da AML para o fomento da 9° arte - Foto: Rafael Rosa

Beto Dois a Um recebe Comenda José de Mesquita da Academia Mato-grossense de Letras

A honraria é dedicada aos cidadãos com contribuições significativas à cultura em Mato Grosso

Em noite de gala da Casa Barão de Melgaço, nesta quarta-feira (20.09), Dia do Poeta Mato-grossense, o deputado Beto Dois a Um foi agraciado com a Comenda José de Mesquita pela Academia Mato-grossense de Letras (AML).

“Hoje eu vivo um daqueles acontecimentos dos mais importantes da minha trajetória como pessoa pública, que é difícil traduzir em palavras. Claro, para vocês não deve ser, mas para um mortal como eu, vai ficar eternizado no coração. Talvez eu consiga traduzir em música, que é meu lugar de fala. Eu quero manifestar aqui toda minha gratidão pela honraria que recebo hoje. Agradecer, como cidadão também, todo o trabalho desenvolvido por esta casa que é uma instituição dedicada à preservação da memória”, disse Beto Dois a Um em seu discurso.

A Comenda José de Mesquita é uma honraria concedida pela AML dedicada aos cidadãos com contribuições significativas à cultura em Mato Grosso.

“A Comenda José de Mesquita é um símbolo de um acordo que renovamos aqui, eu e vocês, em prol da cultura mato-grossense. Porque sei que a atuação da Academia Mato-grossense de Letras vai muito além de todas as missões que elenquei antes, pois as senhoras e senhores promovem diálogo constante com artistas de outras linguagens artísticas. Também né, imortal deve ter superpoder de enxergar além”, continuou.

Beto Dois a Um, em seu discurso, ainda destacou a importância da literatura e a contribuição da Academia Mato-grossense de Letras para o fomento da 6° arte.

“A literatura é base para as outras artes. Um retrato da nossa sociedade, porque nos livros, estão registrados importantes capítulos da nossa história. E o mais importante, é a arte que inspira sonhos, que nos liberta, que nos leva ao infinito e além. Eu admiro demais o trabalho que as senhoras e senhores desenvolvem, do momento da produção literária ao da publicação e divulgação. Tem ainda os esforços contínuos para garantir a democratização do acesso à literatura, o estímulo à formação de leitores e escritores, também. Dialoga com nosso passado sem tirar o olho do futuro”, destacou.

O deputado, que também é artista, concluiu sua fala dizendo estar muito feliz com o reconhecimento e destacando ainda o aniversário de um dos mais importantes literatos de Mato Grosso e a importância da comenda que leva o nome de um dos fundadores da AML.

“Hoje eu volto para casa feliz. No Dia do Poeta Mato-grossense, no dia do nascimento de Silva Freire, recebendo a comenda José de Mesquita. Acho que estou me sentindo um super-herói porque vou ter em minhas mãos uma comenda de uma das mais importantes personalidades de Mato Grosso, que foi José de Mesquita, co-fundador da AML. Um homem na vanguarda do tempo. Uma inspiração para mim”.

Da Assessoria

Compartilhe essa Notícia

Mais Notícias