Notícias

Foto: Secom MT
Foto: Secom MT

Casos de acidentes com animais peçonhentos em MT preocupa e Beto propõe ação preventiva

Os escorpiões lideram a lista sendo mais de 60% dos casos, mas a jararaca é a serpente que mais causa acidentes.

Os casos de acidentes com animais peçonhentos são frequentes em Mato Grosso. Por isso, é importante que as todos, especialmente, as pessoas que vivem em áreas onde é comum a incidência, saibam como se prevenir e qual o tratamento mais adequado em casos de acidentes. Um projeto de lei de autoria do deputado estadual Beto Dois a Um (PSB) quer criar campanha educativa de ampla divulgação para levar mais conhecimento sobre o assunto.

No período chuvoso é ainda maior a frequência acidentes por animais peçonhentos tanto em áreas rurais quanto em urbanas, próximas de áreas verdes. É por isso que, segundo o deputado, “a campanha será adaptada às particularidades regionais de cada local, levando em consideração as diferentes espécies de animais peçonhentos e os aspectos culturais e socioeconômicos das comunidades locais”.

Os escorpiões lideram a lista sendo mais de 60% dos casos, dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) mostram que, de janeiro a outubro de 2023, Mato Grosso registrou 1.258 acidentes com escorpiões. Mas entre as serpentes, a jararaca é a que mais causa acidentes.

Uma das vítimas registradas ano passado foi o secretário parlamentar da Assembleia Legislativa, o ex-deputado José Domingos Fraga, que foi picado por uma cobra jararaca quando caminhava em um sítio, em Nobres, a 151 km de Cuiabá. Ele conseguiu se recuperar bem graças a uma ação rápida no atendimento.

 “Casos como esse do Zé Domingos mostram que é preciso estar bem informado não somente para prevenir, mas em como tratar imediatamente após o acidente ocorrer. Queremos que toda a população seja sensibilizada e saiba o que fazer em casos de acidente. A informação salva vidas”, concluiu Beto.

Compartilhe essa Notícia

Mais Notícias