Na próxima quinta-feira (18.09), a partir das 20h, a tradicional Casa de Bembem, localizada no Centro Histórico de Cuiabá, abrigará Sessão Especial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso para celebrar os 22 anos de atividades do Instituto Ciranda – Música e Cidadania.
Idealizada pelo deputado Beto Dois a Um, a Sessão Especial de Moção de Aplausos será outorgada aos 40 professores e colaboradores da escola social de música mais longeva de Mato Grosso.
“A música é uma importante ferramenta de transformação social e o Instituto Ciranda é um verdadeiro patrimônio cultural de Mato Grosso, um projeto que me encanta desde sempre. Milhares de jovens e crianças já passaram por lá, onde aprendem a tocar instrumentos de orquestra sem custo algum. Muitos deles já integram orquestras importantes pelo Brasil, outros ingressaram em conceituadas faculdades de música, inclusive no exterior. Parte das novas gerações de instrumentistas em Mato Grosso vem de lá”, destaca Beto Dois a Um.
O Instituto Ciranda atende atualmente cerca de 800 crianças, adolescentes e jovens oriundos de diversas classes sociais e regiões de cada cidade. Com atividades focadas na escola social de música, método de ensino próprio e 20 modalidades educacionais em Mato Grosso, o Instituto Ciranda desenvolve suas ações desde o ano de 2003. Com sede localizada em Cuiabá, também atende nos polos de Chapada dos Guimarães, na comunidade de João Carro e nos municípios de Rondonópolis e Poconé.
“Temos que valorizar e reconhecer a contribuição das pessoas que, em Mato Grosso, se dedicam ao ensino musical, investem na cidadania e contribuem para uma sociedade mais justa e igualitária, e a arte é, sem dúvidas, uma poderosa ferramenta de transformação social. É um privilégio poder homenagear pessoas que dedicam suas vidas, divulgando a cultura transmitem conhecimento, ensinando, criando e produzindo espetáculos e formando novas plateias. Essas pessoas mostram que, com seu trabalho, a cultura é um poderoso instrumento de formação, fonte de renda e potente aliada do poder público na promoção da cidadania”, destaca Beto.
Como resultado artístico, o Instituto Ciranda mantém sua própria orquestra sinfônica em plena atividade, com temporadas bem definidas há mais de uma década e o firme propósito na democratização do acesso à música de concerto. Suas temporadas artísticas ocasionam na formação de novas plateias, profissionalização de músicos instrumentistas, e geração de emprego e renda.
“Desde muito cedo, além das aulas de instrumentos, os alunos são envolvidos em práticas musicais coletivas nas orquestras Cirandadinha, Primeira Ciranda e CirandaMundo. Isso cria todo um movimento consciente rumo às novas etapas e desafios inerentes ao processo de desenvolvimento musical”, relata Murilo.
Sob o prisma técnico, com aulas de instrumento e forte atuação por meio das práticas musicais coletivas, desde sua criação, o Instituto Ciranda tem conseguido, de diversas maneiras, inserir jovens no mercado de trabalho.
“Num amplo processo de multiplicação, parte das primeiras gerações de instrumentistas formada pelo Instituto Ciranda, hoje, ensina para novas gerações de músicos, dando continuidade a um processo necessário de acesso à cultura e a arte com consolidado desdobramento em desenvolvimento humano pleno e importante legado cultural”, conclui o maestro Murilo Alves.
Serviço
Sessão Especial em homenagem aos 22 anos de suas atividades do Instituto Ciranda
Data: 18 de setembro de 2025
Horário: 19h, quinta-feira
Local: Casa de Bembem (Rua Barão de Melgaço, 3963, Centro)