Em Cuiabá, os espaços dedicados aos ensaios dos blocos e escolas de samba estão fervilhando em preparação ao Carnaval, que promete ser histórico. Atuando no processo criativo e de organização da festa popular mais tradicional do país estão cerca de 4 mil pessoas, representando mais de 200 comunidades da capital mato-grossense. Elas aguardam o tão esperado momento de ocupar a avenida e revelar como o reconhecimento e apoio do poder público fazem toda a diferença.
Todos os detalhes sobre o Carnaval 2024 em Cuiabá serão conhecidos no evento de abertura que ocorre nesta quarta-feira (31), na Casa Cuiabana. Com entrada livre, começa às 18h30. São muitas as novidades que a diretoria da Liga Independente dos Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba de Cuiabá (Liga Cuiabá) tem para contar. A somatória de forças com outras iniciativas, por exemplo, pulveriza e descentraliza ações por diversos espaços da capital. O resultado é o Circuito Folia Cuiabá 2024, que terá diversos eventos, até mesmo simultâneos, entre os dias 9 e 13 de fevereiro.
Com financiamento da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a Liga Cuiabá aditivou a produção e ganhou autonomia na gestão do carnaval.
“Será um carnaval inesquecível. Com investimentos da ALMT e do Governo do Estado, o poder público demonstra que sabe bem a importância da cultura na vida da população. Assim, uma das mais tradicionais festas populares do Brasil volta a ter toda a atenção que merece em Mato Grosso. O Carnaval de 2024 promete ser um dos maiores de todos os tempos”, destaca o deputado Beto Dois a Um.
O vice-presidente da Liga Cuiabá, Juciney Valdomiro, o professor Ney, adianta que ineditamente o desfile oficial será no dia 13 de fevereiro, em novo ponto da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), em frente à Praça das Bandeiras. “Estamos ansiosos pelo momento de ocupar a rua e mostrar aos foliões um novo tempo do Carnaval cuiabano que volta renovado graças a parcerias que só temos que celebrar. O Carnaval é feito de garra e união”.
Neste ano o Governo de Mato Grosso abraçou o carnaval cuiabano. “Nós nunca tivemos um investimento desses. Para nós é um divisor de águas. O governo está nos apoiando a cimentar uma nova era. O ânimo está renovado e isso se reflete no clima dos ensaios. É grande a expectativa para o dia do desfile”, comemora.
A festa de lançamento começa com DJ Melissa (Sumac) e terá performances de Daniel Vitor, o Rei Momo e Caçula do Pandeiro, entre outras atrações. “E já adianto que a formação especial de bateria para o evento, composta por integrantes dos blocos e escolas de samba, vai fazer todo mundo dançar”.
O circuito
O professor Ney conta que foi o apoio fundamental do Governo de Mato Grosso que possibilitou a conexão com outros realizadores e assim, a formação de um grande circuito. “Eu costumo dizer que nosso Carnaval estava na UTI, mas hoje, voltamos à cena e muito mais fortalecidos na companhia de muita gente aguerrida. Com incentivo, força e união, o Carnaval Cuiabano vai crescer cada vez mais. Nossa luta não vai ser em vão”.
O Circuito Folia Cuiabá 2024 começa no dia 9, com o Bloquinho dos Estudantes, que segue com agenda até o dia 11. Daniel Vitor Abreu, que é presidente estadual da União da Juventude Socialista em Mato Grosso diz que o circuito proporcionou a estreia. “Nosso objetivo é chamar os estudantes para a rua, para fazer o debate sobre o acesso à cidade”.
Ainda na Praça da Mandioca, nos dias 9 e 13 de fevereiro haverá também o Carnaval Casa das Pretas e da Casa do Centro. Este último, com programação que festeja também outras manifestações tradicionais da cultura popular, como o Carnaval de Guiratinga e do boi.
Ainda no Centro Histórico, nos dias 11 e 12, se conectam à rede, os Bloquinhos Independentes.
O incentivo também vai impulsionar a segunda edição do Carnaval da Central, uma realização conjunta da Sumac, Oddly e Mandinga Bar. Na edição passada, eles levaram ao Calçadão da Galdino Pimentel, mais de 10 mil pessoas e neste ano, entre os dias 10 e 13, a expectativa é de aumentar o número de foliões. “O Carnaval Central é marcado pela diversidade, com mais de 30 atrações que vão contemplam dos ritmos do Carnaval a sons alternativos e intervenções artísticas. Da suingueira e samba de roda ao rap e música eletrônica”, adianta o fundador e CEO da Sumac, Lucas Oliveira.
Outra iniciativa que com apoio alcança a segunda edição e neste caso, leva foliões a outro ponto da capital, é o Baile da Calorosa, que ocorre no dia 11 de fevereiro, no Rebu Bar, na Rua 1 do Boa Esperança. A produtora do evento, Larissa Sossai convida para festival realizado na rua e aberto a todos os públicos. A programação começa com a banda Calorosa, às 17h. O show, que tocará de hits de Carnaval a produções autorais da banda, terá participação especial de Mariana Borealis e sets dos Djs Mumuque e Foguinho. “É um Carnaval alternativo, mas que não se esquece das particularidades e expressões genuínas da música mato-grossense, caso do lambadão. É uma forma que encontramos de fazer com que os jovens se conectem com a produção musical daqui e se orgulhem das suas tradições”.
Larissa destaca que com apoio do Governo de Mato Grosso a nova edição terá uma estrutura muito melhor. “É muito importante que o poder público apoie essas iniciativas, pois foi isso que possibilitou que tivéssemos continuidade. E a novidade desse ano é o trio elétrico”, se anima.
Por fim, no dia 13 de fevereiro, o Bloco Bode Bonito faz a festa na Praça Popular e em outro ponto, na avenida do CPA, a paisagem urbana será tomada pelas cores, brilhos e ritmos do desfile oficial dos blocos e escolas de samba da capital. Arrastam a multidão, as escolas de samba Payaguás e Império de Angola, e os blocos Tradição do Araés; Unidos do Araés; Império de Casa Nova; Boca Suja; Explosão Cuiabá; Luxo Folia; Duque Folia; Povo Feio e Melados.
Serviço
Lançamento do Circuito Folia Cuiabá 2024
Dia 31 de janeiro, a partir das 18h30
Casa Cuiabana
Entrada livre
Mais informações: @carnavaldecuiaba
Programação | Circuito Cuiabá Folia
Entre os dias 9 e 13
Realização: Liga Independente dos Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba de Cuiabá (Liga Cuiabá)
09 a 11 – Bloquinho dos Estudantes – DCE UFMT
09 a 13 – Carnaval Casa das Pretas e A Casa do Centro
10 a 13 – Carnaval da Central
11 – Baile da Calorosa
11 e 12 – Bloquinhos Independentes
13 – Bloco Bode Bonito
13 – Desfile Oficial dos Blocos e Escolas de Samba de Cuiabá